top of page

Envio de documentos

Orientações e alertas sobre o envio de documentos no portal

O envio de documentos é a primeira etapa após a realização do cadastro de um novo cliente. É nesta etapa que se definem o status e o nível de risco do estabelecimento com base nos documentos enviados.
 

Esta etapa é dividida em vários campos para o envio. Seguem abaixo algumas orientações para o envio de cada tipo de documento:

Documento de identificação

Os documentos enviados devem ter a maior nitidez e clareza possível para que a análise possa ser realizada pela equipe.
Segue uma orientação referente ao envio correto da documentação:

image.png

Além das orientações na imagem, segue abaixo alguns exemplos de documentos que NÃO são aceitos como documento de identificação em nosso portal:
 

  • Carteira de trabalho

  • Carteira profissional (CRO, CRM, OAB e etc)

  • Cópia de documento

  • Documentos ilegíveis 

Selfie
image.png

No envio da sua selfie, deve ser utilizado o mesmo documento enviado no campo 'CNH (Habilitação)' ou 'Documento de identificação'.
 

Assim como no campo anterior, não são aceitas cópias de documentos.

Comprovante de atividade

Neste campo, é necessário que o estabelecimento forneça um documento ou evidência que comprove o ramo de atividade exercido.

Segue abaixo alguns exemplos de comprovantes de atividade que são aceitos em nosso portal:

 

  • Foto da fachada do estabelecimento;

  • Foto das mercadorias;

  • Print de aplicativo (aplicativos de transporte);

  • Cartão de visita (apenas físico, não serão aceitos cartões de visita digitais);

  • Website;

  • Notas fiscais de compra/venda de mercadorias emitidas neste ano;

  • Print de redes sociais;

  • Foto da parte interna do estabelecimento;

  • Foto de propagandas, folders e flyers.
     

 

Para os clientes que atuam em atividades regulamentadas por conselhos federais ou estaduais, a carteira atualizada do conselho também pode ser enviada (OAB, CRM, CREF e etc).
 

Lembrando que, para comprovar a atividade de um estabelecimento de Pessoa Física, é necessário que o cliente responsável tenha sua imagem vinculada ao estabelecimento por meio do comprovante de atividade.

Cartão CNPJ e CCMEI não são aceitos como comprovante de atividade. 

Comprovante de endereço
image.png

Para a análise deste tipo de documento, temos algumas especificações de acordo com o tipo de cadastro.
 

Pessoa física: Para cadastros de pessoas físicas (CPF), são válidos comprovantes de endereço em nome do próprio cliente, de seu cônjuge (necessário a certidão de casamento) e de seus pais.

 

Pessoa jurídica: Em casos de cadastro de pessoa jurídica (CNPJ), o comprovante deve estar vinculado à razão social da empresa ou ao nome de um dos sócios administradores.

Cartão CNPJ e CCMEI não são aceitos como comprovante de endereço. 

Cartão CNPJ

O cartão CNPJ enviado neste campo deve estar atualizado, ou seja, ter sido emitido no máximo 3 meses antes da data de envio, além de possuir informações condizentes com o cadastro do estabelecimento comercial em nosso portal.
 

O cartão CNPJ pode ser gerado acessando o link: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp 

CCMEI

Semelhante ao cartão CNPJ, o CCMEI enviado para análise deve ser o mais atual possível e também estar condizente com o cadastro do estabelecimento no portal.
 

O CCMEI também pode ser emitido online por meio deste link: https://mei.receita.economia.gov.br/certificado/consulta

Contrato social

Para o envio de um contrato social válido, é necessário que o estabelecimento providencie, se possível, um documento o mais atual possível.
 

Para emitir um contrato social atualizado, basta que o estabelecimento acesse o site da junta comercial de seu estado e solicite o contrato social de sua empresa.
 

Lembrando que o responsável pelo cadastro do estabelecimento no portal SOLPAC BANK deve ser um sócio administrador do CNPJ em questão.

Documentos negados

Após passar pela análise da equipe responsável, o documento enviado poderá ser aprovado ou negado. Nos casos em que o documento for negado pelo time, significa que houve um equívoco no ato do envio, e iremos sinalizar ao parceiro através do próprio portal para auxiliar no envio correto da documentação.

Nos casos em que o documento for negado e o motivo da recusa não for confidencial, o mesmo será disponibilizado no portal para visualização tanto do parceiro (credenciadora) quanto do EC.

Segue abaixo todos os motivos que podem ser informados via portal: 

  • Documento inválido / ilegível

  • Documento vencido

  • Documento com dados divergentes do cadastro

  • Documento de terceiros

  • Documento não correspondente

  • Documento sem assinatura

  • Documento expirado / vencido

  • Documento sem autenticação (assinatura digital válida ou firma reconhecida)

  • Documento com data de emissão superior a um ano

  • Documento genérico

  • Foto inválida

  • Foto genérica

  • Impossibilidade de identificação da atividade exercida

  • Cartão CNPJ enviado no lugar do CCMEI

  • Razão Social divergente do portal

  • Contrato sem autenticação da Junta Comercial

bottom of page